quarta-feira, 24 de julho de 2013

$14,99


      Meu nome é Octave e minhas roupas são da APC. Eu sou publicitário: ahn, sim, eu poluo o universo. Eu sou o cara que te vende merda. Que faz você sonhar com essas coisas que você nunca vai ter. Céu sempre azul, meninas que nunca estão feias, felicidade perfeita, retocada no Photoshop. Imagens tratadas, música ao vento. Quando, à custa das suas economias, você conseguir pagar o carro dos seus sonhos, esse que eu fotografei em minha última campanha, eu já o terei tornado ultrapassado. Eu estou três Vogues à frente, e sempre faço com que você se sinta frustrado. O Glamour é o país onde nunca se chega. Eu te drogo com a novidade, e o futuro com a novidade, de modo que ele nunca fique novo. Há sempre uma nova novidade para envelhecer a anterior. Fazer você babar: esse é o meu sacerdócio. Na minha profissão, ninguém quer a sua felicidade, porque as pessoas felizes não consomem.

      Seu sofrimento dopa o comércio. No nosso jargão, nós o batizamos de "decepção pós-compra". Você precisa urgentemente de um produto, mas uma vez que você o possui, você precisa de um outro. O hedonismo não é um humanismo: é fluxo de caixa. O seu lema? "Gasto, logo existo." Mas para criar necessidades, é preciso atiçar o ciúme, a dor, a insatisfação: essas são minhas munições. E o meu destino é você.

Trecho de 99 Francs, Frédéric Beigbeder (tradução livre)

Nenhum comentário: