quinta-feira, 20 de março de 2008

Equinócio de Outono


"De acordo com o mito antigo, no dia do Equinócio de Outono, Hades (o deus grego do Submundo) encontrou-se com Perséfone, que colhia flores. Ficou tão encantado com sua beleza jovem que, instantaneamente, se apaixonou por ela, agarrou-a, raptou-a e levou-a em sua carruagem para a escuridão do seu reino a fim de governar eternamente ao seu lado como sua imortal Rainha do Submundo. A deusa Deméter procurou, por todos os lugares, sua filha levada à força, e, não a encontrando, seu sofrimento foi tão intenso que as flores e as árvores murcharam e morreram. Os grandes deuses do Olimpo negociaram o retorno de Perséfone; porém, enquanto ela estava com Hades, foi enganada e comeu uma pequena semente de romã, tendo, então, que passar metade de cada ano com Hades no Submundo, por toda a eternidade."

Fonte: http://www.circulosagrado.com/cs/celebracoes/mabon.php




Chegamos hoje a um dos equinócios. Um dos dias de equilíbrio do ano, em que o eixo de rotação da Terra se alinha perpendicularmente ao seu plano de órbita em torno do Sol. São os dois dias do ano em que o dia e a noite têm a mesma duração, e a beleza cíclica das estações do ano foi uma das principais filosofias inspiradoras do povo celta.

"(...)enquanto o equinócio de primavera é um período de equilíbrio para preparar-se para a ação, o equinócio de outono é um período de equilíbrio para preparar-se para o repouso, que vem no inverno.

Lughnasadh (Lammas) marca a coleta efetiva da safra de cereais, mas em seu aspecto sacrificial. O equinócio de outono marca a conclusão da colheita e a ação de graças pela abundância, com ênfase em um futuro retorno desta."


Fonte: http://www.bruxaria.net/enciclopedia/m/mabon.htm


É chegado o momento de refletir sobre a ciclicidade de tudo que se passa e se passou em nossas vidas: fase de recolhimento, amadurecimento, preparação. Os dias começam a ficar cada vez mais curtos, e a atmosfera, cada vez mais fria. Repare a paisagem que muda ao seu redor, e que logo voltará a ser muito parecida com o que era - não igual, porque renascerá e nunca mais será a mesma paisagem do ciclo anterior.
Aproveite o momento de renovação não para lamentar o que termina, mas agradecer pelo que começou e, que os Deuses lhe permitam, sempre recomeçará.

Nenhum comentário: